Coar Notícias

O que é a COAR Notícias

O que é a COAR Notícias

O que é a COAR Notícias

Desde 2020, a COAR tem atuado no combate à desinformação no país, principalmente em desertos e quase desertos informativos no Nordeste – aqueles lugares onde não existe ou é quase inexistente a presença do jornalismo profissional, voltado para reportar o que acontece com qualidade, veracidade e ética. Atualmente, a COAR Notícias é a primeira iniciativa jornalística no Brasil a atuar com letramento midiático por meio da linguagem regional em desertos de notícias 

A COAR atua com: checagem de fatos de comunidades do nordeste e norte do país, desmascarando mentiras que circulam na região; produz reportagens para valorizar a cultura local e regional, a ciência e o jornalismo independente; oferta cursos, oficinas, palestras e capacitações com o objetivo de levar educação e letramento midiático para o público.  

A inspiração para o surgimento da COAR Notícias, vem da história de Fabiane Maria de Jesus que foi morta, em 2014, por moradores de Guarujá, em São Paulo, após ser erroneamente acusada de sequestrar crianças para rituais de “magia negra”. Sua trágica história inspirou as fundadoras Marta Alencar e Ilrianny Alves, que passaram a buscar combater a desinformação, especialmente em comunidades vulneráveis sem cobertura jornalística adequada. 

A sétima edição do Atlas da Notícia de 2025 revelou que o Nordeste ainda tem a maior quantidade de desertos de notícias do país, com 890 municípios. Ou seja, é a segunda região com maior concentração de vazios noticiosos, logo atrás do Sudeste. O estado do Piauí segue reunindo a maior quantidade de desertos de notícias, com 163 municípios, e a maior proporção de vazios noticiosos ( 72,77%). A COAR Notícias também é citada nessa edição como uma importante iniciativa jornalística na atuação nos desertos de notícias nordestinos.

Missão

Nossa missão é promover a verdade e a transparência na informação por meio da checagem de fatos com linguagem regional e do letramento midiático. Valorizamos e destacamos a realidade das regiões nordeste e norte brasileiro, incentivando a cultura e o jornalismo local, e educamos a sociedade sobre a importância da mídia responsável e crítica.

Visão

Ser referência nacional em checagem de fatos e letramento midiático, reconhecidos pela excelência na promoção da verdade e pelo impacto positivo na sociedade, com toda a valorização da cultura nordestina, onde nascemos, e dos nossos vizinhos regionais do norte do país. Aspiramos a construir uma sociedade bem informada, crítica e segura contra a desinformação.

Valores

Integridade: Compromisso inabalável com a verdade e a ética jornalística  

Independência: Jornalismo livre, valorizando a realidade local do Nordeste e Norte, e de regiões vulneráveis  

Educação: Promoção do letramento midiático e do pensamento crítico 

Cultura Local: Valorização e incentivo à cultura e ao jornalismo local e regional  

Transparência: Clareza e abertura em nossos processos e práticas jornalísticas  

Determinação: Ações para combater a desinformação regional e fortalecer a democracia  

Direito à Comunicação: Por entender a comunicação como um direito fundamental, desenvolvemos ações de enfrentamento à problemática dos desertos, semi-desertos ou quase desertos de notícias 

Nossa equipe

Marta Alencar

Piauiense, parda e mulher cis hétero. Jornalista. Fundadora da COAR Notícias e do Podcast E-COAR. Doutoranda em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), onde pesquisa desertos de notícias e desinformação local e regional. Ganhadora de doze prêmios, incluindo nove de Jornalismo em primeiro lugar. Idealizadora dos Manuais de Checagem com linguagem regional no Nordeste e no Norte, inéditos no Brasil, que inspiraram a campanha com linguagem regional do Tribunal Superior Eleitoral em 2024. Também idealizou o Projeto “Coando Boatos e desinformações nas eleições” promovido em escolas e Universidades do interior do Nordeste. Atualmente é membra da Comissão Editorial da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), integro a Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD).

Ilrianny Alves (Homenageada e Reconhecida SEMPRE)

Cofundadora

Natural do Piauí, mulher preta e cisgênero e cofundadora e conselheira de transparência da Coar Notícias. Possui graduação em Letras Espanhol pela Universidade Estadual do Piauí (2012). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Curso de Pré-Enem. Jornalista formada pela Universidade Federal do Piauí (2019). Atualmente, é produtora da Rádio Clube, emissora filiada à Rede Globo no Piauí e não atua mais nas atividades da COAR Notícias por questões de outros projetos profissionais.

Juliana Fernandes (PcD)

Diretora do Podcast E-COAR

Natural do Maranhão, Juliana Fernandes é uma mulher preta e cisgênero e também uma pessoa com deficiência visual total. É estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em Imperatriz. Ganhadora de dois Prêmios Mol com a equipe da COAR Notícias

juliana

Roberta Diniz

Estagiária do Projeto Educação Arretada

Pernambucana, graduanda em Jornalismo pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), pesquisadora com foco nas áreas de desinformação e curadoria digital.

98dc4d20-dca2-474b-a528-8b9b980e824c

Marcos Viana

Gerente do Núcleo de Fact-checking

Homem cis gay, maranhense e acadêmico do curso de Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Dentro da instituição já produziu programas radiofônicos,  matérias e reportagens jornalísticas nos formatos impresso e digital, além de trabalhos de assessoria para pequenos empreendedores. Conquistou o primeiro lugar no Intercom Nordeste com o projeto de Assessoria de Imprensa “Empreendedorismo Negro” e o terceiro lugar no prêmio do Tribunal de Justiça do Piauí, na categoria Jornalismo em Áudio, com a série “Justiça POR TODOS: mais acessibilidade a PCDs – Sem barreiras para a inclusão”, do podcast E-COAR. Atua como Coordenador de Checagens e Reportagens, e na produção de oficinas e palestras de fact-checking da COAR Notícias.

Elismárcia Tosta (PcD)

Repórter e Produtora de áudios locais

Natural do Mato Grosso, Elismárcia é uma mulher parda e uma pessoa com deficiência visual total. É estudante de Jornalismo na Universidade do Estado de Mato Grosso. Também é repórter e produtora dos roteiros do podcast E-Coar e textos/áudios para rádios locais.

Conselheira

Ohana Luize

Conselheira de Educação

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e em Relações Públicas Experiência com trabalhos envolvendo os seguintes temas: comunicação, juventudes, educação, extensão. Professora substituta da UFPI e UESPI. Voluntária e pesquisadora de Educomunicação da COAR Notícias.

Prêmios

Projetos Pai d’égua