Assunta bem! Recebemos de uma seguidora da COAR Notícias, um vídeo viral de um homem – sem identificação para preservar a vítima – lamentando ser apontado como sequestrador de crianças pela população de Sergipe e outros estados no Nordeste, como Pernambuco e Paraíba.
No vídeo com registros de Boletins de Ocorrências em mãos em frente a uma delegacia de Sergipe, o homem alega ser inocente. Diante da viralização do vídeo em várias cidades nordestinas, a COAR Notícias conferiu o conteúdo.
Te alui! O primeiro ponto foi analisar os mínimos detalhes da imagem. A COAR Notícias fez uma busca de geoverificação (analisando a fachada da delegacia e comparando com os mapas de possíveis delegacias do estado de Sergipe), mas nenhuma localização exata foi encontrada. Além disso, encontramos o site da própria Delegacia Civil de Sergipe, mas o site está desatualizado desde 29 de março de 2019.
Conseguimos contato do Lucas Rosário, coordenador de Comunicação Social da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, que esclareceu que o senhor visto no vídeo fez o boletim de ocorrência no dia 10 de julho, na cidade histórica de São Cristóvão, em Sergipe, local onde o boato se espalhou.
Além disso, encontramos erros jornalísticos nos sites Cariri em Ação e Gazeta do Sertão, que informaram sobre o acontecimento, mas não apuraram corretamente a informação e não entraram em contato com os órgãos competentes e muito menos averiguaram se houve investigação da Polícia Civil. As notícias apenas replicam o boato.
Assunta bem! A COAR Notícias também foi atrás de saber das autoridades oficiais da cidade de Patos, na Paraíba, se ocorreu alguma denúncia de sequestro de crianças recentemente, e felizmente a resposta foi negativa.
Checagem produzida por Marta Alencar e Marcos Viana. Apoio: Jean Queiroz.