Coar Notícias

COAMOS: Várias informações distorcidas sobre enchentes e alagamentos no Estado do Maranhão

Por

|

15 maio, 2024

Presta bem atenção, cumade e cumpade! Ói, várias informações distorcidas sobre enchentes e alagamentos no Estado do Maranhão circularam no Tiktok, Kwai e Instagram. Elas afirmavam que cidades no Maranhão estavam encobertas de água por causa das chuvas que caíram no estado na última semana.

As imagens usadas em algumas dessas “notícias” ou vídeos de alagamento no Maranhão eram das cheias que aconteceram em abril deste ano e não são atuais. Teve gestor público municipal espalhando, de forma intencional, vídeos com imagens daquelas enchentes.

Alguns pontos da repercutida fala do governador do Estado, Carlos Brandão, também não são tão exatos assim. Brandão havia dito, no dia 10 de maio, nas redes sociais dele e do Governo do Maranhão, que nenhuma família estava desabrigada. Mas teve casa alagada e as pessoas precisaram sair delas, como em Bacabal, conforme nos informou a Defesa Civil no local.

Em Santa Inês, o estado de calamidade já estava decretado desde 15 de abril, e não foi de agora. As imagens da cidade que circularam não eram atuais. Os Dados do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) confirmam que nenhum registro de alagamento foi feito no período de 06 a 13 de maio. Mas o estado de calamidade pública não existe mais.

Diante disso, a COAR coloca o selo COAMOS.