No início de abril, a Prefeitura de Timon, no Maranhão, postou em seu instagram que o município conquistou o primeiro lugar no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEВ).
De acordo com a postagem, a Prefeitura afirma que a cidade de Timon conquistou essa posição por dois anos seguidos, em 2021 e 2023. A COAR Notícias checou a postagem e notou que na imagem publicada pela Prefeitura foi colocada uma observação que diz “entre os municípios com mais de 100 mil habitantes”.
Ao pesquisar o Índice, a COAR Notícias atestou a veracidade da postagem, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes a cidade de Timon ocupa o primeiro lugar no IOEB, tanto no ano de 2021 quanto em 2023. Entretanto, no ranking geral, que leva em consideração TODOS os municípios do Maranhão, Timon ocupa o quarto lugar do índice, tanto em 2021 como em 2023.
Após apurar a informação divulgada pela Prefeitura, a Coar coloca a etiqueta regional Lenga-Lenga (Impreciso). A afirmação da Prefeitura de Timon sobre o primeiro lugar no IOEB apenas está correta dentro do recorte de “municípios com mais de 100 mil habitantes”. No ranking geral do Maranhão, Timon ocupa o quarto lugar.
Tá vendo só? Fica de “ói”. Ah, e se “ocê” tiver dúvida em algum conteúdo envia pra nossa equipe.
Essa checagem foi feita por Sebasthian Judah.