Arriégua! Assunta bem cumpade ou cumade, a COAR Notícias checou informações de um vídeo que circula no Kwai, produzido por um blogueiro do Maranhão. No vídeo em questão, o autor “afirma” que uma escola municipal estaria funcionando em uma casa de taipa, localizada no povoado Juçara, zona rural do município Conceição do Lago-Açu, no estado.
Te alui! O vídeo é mais falso que nota de três reais, embora algumas informações sejam verdadeiras. O primeiro ponto é que não existe mais escola municipal no povoado Juçara, zona rural de Conceição do Lago-Açu. A casa mostrada no vídeo está abandonada, mas chegou a ser um espaço para crianças assistirem às aulas.
Se Aperrei não! A COAR Notícias também entrou em contato com moradores do povoado, onde eles enviaram vídeos e fotos que foram conferidos por nossa equipe. Os moradores contaram que, no local, funcionava uma sala de aula improvisada. Embora funcione uma antena instalada no teto da casa, conforme informado no vídeo analisado.
Acumé? A imagem do interior da casa, onde funcionavam as aulas para os alunos da comunidade, comprova que o imóvel tem uma estrutura precária e de total abandono da gestão municipal.
O conteúdo fuleiro (sem valor) também cita valores errados de repasses da União, via Fundeb (Fundo da Educação Básica), ao município Conceição do Lago-Açu. A COAR Notícias constatou os valores e informa que o município recebeu R$ 3.696.894,27. Não são “duas parcelas que somadas ultrapassam 350 mil reais”, como se pode ler no vídeo. Tampouco o valor é de “mais de R$10 milhões”, como alega erroneamente o blogueiro no vídeo analisado.
“Tá cá gota-serena!”. A COAR Notícias também tentou entrar em contato com a secretaria de educação de Conceição do Lago-Açu para solicitar informações sobre a assistência à educação prestada às crianças de Juçara, mas não obteve resposta. Os dois números de telefone que constam no site da prefeitura estão desabilitados. Tentou-se contato pelos chats do Instagram e Facebook, mas não houve resposta.
A etiqueta do vídeo analisado é COAMOS, uma vez que o conteúdo está totalmente embasado em dados equivocados.