Coar Notícias

Ói conteúdo aperriado e “afolosado” (apressado) não tem qualidade não!

Por

Sebasthian Judah e Thyago Myron

|

20 abr, 2024

Assunta bem então! Um vídeo viral no TikTok aponta erroneamente que algumas cidades cearenses como Itaitinga, Ibicuitinga, Chorozinho, Guaiúba e São João do Jaguaribe, estariam entre as mais violentas do Brasil.

“Acumé”? Para verificar o passo a passo, a COAR Notícias conferiu cada detalhe da informação. O primeiro passo foi comparar os dados de cada cidade com base em dados oficiais.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, nenhuma dessas cidades está entre as mais violentas do país.

Os dados mencionados no vídeo são do anuário de 2022 que divulgou as 30 cidades brasileiras mais violentas.

Em 2023, apenas duas cidades do Ceará estão entre as 50 mais violentas: Maracanaú (21°) e Calcária (29°). Além disso, houve uma redução das cidades do Ceará entre as mais violentas de 6 para apenas 2.

O vídeo apresenta informações até verdadeiras, mas em um contexto errado, o que pode induzir o público a acreditar que os dados antigos são atuais. E não é verdade. Óia, a COAR Notícias classifica o vídeo com a etiqueta de “lenga-lenga”, impreciso e descontextualizado.

Checagem feita por Sebasthian Judah e Thyago Myron.