Coar Notícias

Candidato a prefeito de Granito (PE) se declara pardo para a eleição deste ano, enquanto em anos anteriores se declarava branco

Por

Marcos Viana e Marta Alencar

|

23 ago, 2024

Em uma pesquisa por informações pessoais dos candidatos ao cargo de prefeito da cidade de Granito (PE), identificamos que o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), George de Sidney, se declarou como pardo no site de divulgação dos candidatos às eleições municipais deste ano, o DivulgaCand.

Captura de tela mostra a declaração de raça do candidato George de Sidney para o site Divulgacand nas eleições municipais 2024.

Primeiro, localizamos as candidaturas anteriores do vereador de Granito, de 2016 e 2020, no próprio site do DivulgaCand, e em sua declaração de Cor/Raça está como branca. Logo em seguida, fizemos uma busca por editais de universidades públicas de Pernambuco que indicassem a sua autodeclaração como pardo no grupo de cotas, mas não conseguimos localizar nada a respeito.

Capturas de tela mostra a declaração de cor/raça do candidato George de Sidney como branca nas eleições municipais de 2016 e 2020, respectivamente.

Entrevista:

Entrevistamos Nairóbi Aguiar, ativista do Movimento Negro e especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, para conversar a respeito do assunto, que ela intitula de afroportunismo. “Hoje a população brasileira é quantitativamente formada por pessoas negras, mas a sua presença é pouca nos espaços de poder na política. Políticas públicas como sistema de cotas garante que esses lugares sejam ocupados e representados pelo povo preto e é fundamental que se denuncie e tenha mais discussões sobre essa problemática”.

A especialista aponta que em eleições anteriores no Nordeste teve um número expressivo de candidatos a vereadores e deputados que se declararam pessoas brancas, mas no entanto, por conta da verba partidária e também por conta da afroconveniência imbuída dessa questão. “Temos que estar denunciando mesmo o afroportunismo. A autodeclaração é um grande avanço para a população negra, pois durante muito tempo tivemos vergonha da população negra de se afirmar.”, finaliza.

Outros casos:

O Portal Avoador, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, parceiro da COAR Notícias, também fez uma checagem semelhante, onde apontou que candidatos se autodeclararam pardos sendo pessoas brancas.

Checagem produzida por Marcos Viana e Marta Alencar

Parceiro da COAR Notícias: https://avoador.com.br/