Coar Notícias

Declaração de candidato a prefeito sobre casos de feminicídio na capital piauiense

Por

Checagem de Marcos Viana e revisão de João Magalhães e Marta Alencar

|

25 ago, 2024

Óia! Em busca por declarações feitas pelos candidatos ao cargo de prefeito de Teresina (PI) em um debate político na TV Meio, ocorrida no dia 15 de agosto e disponível no Youtube, a COAR Notícias decidiu checar a declaração do Santiago Belizário, concorrendo pelo partido Unidade Popular, onde afirmou que 10,72% dos casos de feminicídio no estado ocorreram na capital. 

Passo a passo:

Para realizar a checagem dos dados, a nossa equipe primeiro pesquisou no site do Ministério Público do Estado do Piauí e encontrou apenas uma pesquisa realizada entre 2018 e 2019 em Teresina e nenhuma informação confirma a declaração do candidato do Unidade Popular. 

Logo em seguida, foi feita uma busca no site Rede de Observatórios da Segurança, parceria entre nove organizações da Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo com o objetivo de divulgar dados e informações sobre segurança, violência e direitos humanos nesses estados. O último relatório publicado Elas Vivem: liberdade de ser e viver indica que houve 83 casos de tentativas de feminicídio e 28 feminicídios, totalizando 111 vítimas no estado do Piauí. 

Assunta bem!

Entramos em contato com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Estado para solicitar o fornecimento de dados de feminicídio em Teresina. Neste ano os casos de feminicídio no Piauí foram 27, sendo 7 ocorridos na capital e 20 nas cidades interioranas. Ou seja, 25,92% aconteceram em Teresina, contradizendo o falso dado comentado pelo candidato Santiago. 

Captura de tela da resposta da Assessoria da SSPPI sobre dados de femicídio em Teresina.