Maninho(a), o candidato a prefeito de Manaus, Amom Mandel, do partido Cidadania, publicou um vídeo viral no Kwai com mais de 239 mil visualizações, onde ele questiona o posicionamento político de Alberto Neto, do Partido Liberal (PL), ao afirmar que o principal doador da sua campanha para Deputado Federal em 2018 foi feito pelo atual senador do Amazonas, Omar José Abdel Aziz, do Partido Social Democrático (PSD). No vídeo é mostrado capturas de tela sobre essa possível doação.
Passo a passo:
Espia! Para analisar essa declaração de Amom e dos dados exibidos no vídeo, a COAR Notícias acessou o portal de candidaturas, o Divulgacand, e conferiu as prestações de contas do deputado Alberto Neto nas eleições federais de 2018. No ranking de doadores da campanha aparece em primeiro lugar a Direção Nacional do Partido Republicano Brasileiro (PRB), pela qual ele estava concorrendo, foi a que mais doou recursos para a campanha, correspondendo ao valor de 700 mil reais (79,12%).
De fato o senador Omar Aziz financiou a sua campanha na eleição de 2018, mas não foi o principal, ele aparece em quarto lugar no ranking e destinou apenas 18.503,39 reais (2,09%). Ou seja, isso contradiz a fala equivocada do candidato Amom Mandel.
Resposta da Assessoria:
Entramos em contato com a assessoria do deputado Alberto Neto para saber um posicionamento sobre o vídeo e a denúncia, mas a assessoria nega qualquer apoio ao senador Omar Aziz.