A COAR Notícias encontrou uma informação dita pelo atual prefeito e candidato à reeleição de Arapiraca em Alagoas, Luciano Barbosa, do Partido da Mobilização Democrática Brasileiro (MDB), publicada no seu próprio site no dia 29 de agosto, onde afirma que em sua gestão investiu aproximadamente R$ 21,2 milhões na compra de medicamentos para o município entre 2021 a 2023.
Passo a passo:
Assunta bem! Para verificar a autenticidade destes dados, a COAR Notícias primeiro fez uma busca no portal da Transparência Municipal de Arapiraca pelas despesas publicadas entre os anos de 2021 a 2023 em relação aos materiais farmacológicos. Não conseguimos localizar nenhum documento que comprove os investimentos citados pelo atual prefeito. A última atualização feita no site é do dia 26 de agosto de 2024, mas sem localizar documentos relacionados ao assunto.
Tendo em vista isto, logo em seguida a nossa equipe entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do município, para solicitar os devidos documentos relacionados aos investimentos declarados pelo prefeito Luciano.
Os relatórios enviados para a COAR são pedidos efetuados pela unidade de Arapiraca para o Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul), responsável pela compra e fornecimento dos medicamentos para o município. O acesso a esses documentos são restritos com login e senha apenas para a Secretaria de Saúde. Com base nos dados desses relatórios, realizamos o cálculo do investimento entre 2021 a 2023 e a soma foi de R$19.147.791,75. É importante ressaltar que esses números são imprecisos e não acessíveis para a população!
O relatório é interno e por este motivo, não é possível o público externo checar a veracidade do documento.
Solicitação de informação:
Te alui! Fundamentado sob a Lei de Informação de Acesso (LAI), em que todos os órgãos públicos, incluindo os municipais, têm o dever de prestar informações de interesse público, foi solicitado via ouvidoria todas as informações sobre os investimentos em medicamentos para Arapiraca. A COAR Notícias aguarda a resposta.