Coar Notícias

Checamos post de Rogério Silvério de que Ipixuna (AM) é uma das piores cidades para se morar

Por

Marcos Viana e apoio de Idayane Ferreira. Revisada por Marta Alencar

|

25 set, 2024

Maninho(a), em busca por declarações de candidatos a prefeito da cidade de Ipixuna (AM), a COAR Notícias encontrou uma publicação feita por Rogério Silvério, do Partido Social Democrático (PSD), na qual ele publica em seu perfil do Instagram uma captura de tela de uma matéria realizada pelo Jornal Folha do Juruá, no dia 03 de setembro, na qual mostra que o município está entre as 20 piores para se morar, estando na posição 5265º e com a pontuação de 0,290. 

Passo a passo

Assunta bem! Para buscar a veracidade dos dados e das informações publicadas pelo candidato, a COAR Notícias realizou os seguintes passos: primeiro foi utilizado a ferramenta Google Lens para verificar se a matéria foi publicada pelo Jornal Folha de Juruá e, de fato, ela é verídica. Todas as informações constam na própria página do veículo de mídia. No texto explica que uma pesquisa foi feita recentemente com as melhores e piores cidades brasileiras para morar, mas não explica por qual instituição de pesquisa ela foi feita. Esse foi o próximo passo realizado pela nossa equipe.

Foto: Reprodução

Ranking de Eficiência Municipal – FOLHA (REM-F)

Em busca na internet pelo termo “REM-F”, descobrimos que os dados aos quais são referidos na matéria jornalística fazem parte do Ranking de Eficiência Municipal-Folha (REM-F), que é uma ferramenta de consulta criada em uma parceria entre a Folha de São Paulo com o Datafolha feita este ano e tem por objetivo informar quais gestões municipais entregam mais serviços básicos como saúde, educação e saneamento básico para a população, gastando poucos recursos. Esses serviços são considerados no momento do cálculo. 

A ferramenta utiliza de um escala de 0 a 1, em que cidades que atinjam 0,769 são consideradas as melhores e as que atingirem 0,220 são as piores. 

Para a formação desse ranking, foi feito um levantamento de dados recentes e comparativos de 5.276 municípios do Brasil (95%). De acordo com a Folha, 292 cidades ficaram de fora da pesquisa por não haver informações consistentes. 

Ainda na mesma página da Folha, a COAR Notícias encontrou o ranking das 20 melhores e piores cidades para morar. Os municípios do Amazonas que tiveram péssimas notas foram Pauini, na 5.259º, com a pontuação de 0.304 e Ipixuna que se encontra na posição 5265º com a pontuação de 0,290 e que, portanto, é a pior cidade do estado para morar. 

Captura de tela mostra a pontuação e posição do município de Ipixuna (AM) no REM-F 2024 publicado no site do Jornal Folha de São Paulo.

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM)

Diferente da proposta do REM-F que analisa a eficiência de uma gestão, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é um parâmetro que tem por objetivo avaliar o desenvolvimento dos municípios brasileiros. Segundo o United Nations Development Programme (UNDP) ou em tradução livre, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o IDHM é calculado a partir de três dimensões de desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda. Essas são as mesmas dimensões utilizadas no IDH Global. 

A variação do índice utilizado  é entre 0 e 1, sendo que  o município que estiver com o valor mais próximo de 1, tem maior desenvolvimento humano. As escalas variam de 0,800 a 1 (Muito alto), 0,700 a 0,799 (Alto), 0,600 a 0,699 (Médio), 0,500 a 0,599 (Baixo), 0,499 a 0 (Muito baixo). 

Captura de tela mostra a pontuação e posição do município de Ipixuna (AM) no IDHM publicado no site Atlas Brasil.

De acordo com a última pesquisa feita em 2010 do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, uma associação entre PNUD, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro (FJP), aponta que o município de Ipixuna está na 5.554° de colocação e com a pontuação de IDHM 0,481. Nessa pesquisa ela é a terceira pior cidade do Amazonas com desenvolvimento humano.