Mainha e Painho! A COAR Notícias teve acesso a um vídeo publicado no Kwai no dia 28 de setembro de uma caminhada política que acabou em uma briga entre eleitores no interior da Bahia. A publicação, que conta com mais de 17 mil visualizações, vem descrevendo no comentário do próprio criador que a discussão aconteceu na cidade de Medeiros Neto (BA). No vídeo, um eleitor da oposição, apoiador do candidato número 44, passa provocativamente uma bandeira no rosto do candidato de número 15, que estava cumprimentando pessoas na rua. A provocação deu início à confusão registrada nas imagens
Passo a passo
Pega a visão! Para realizar a verificação do vídeo e saber se ele é ou não descontextualizado, a nossa equipe realizou os seguintes passos: primeiro fizemos uma busca reversa por meio da ferramenta Google Lens. O mesmo vídeo foi publicado em três páginas diferentes no Facebook em formato de reels: nas páginas “Reis do Baião” e “Portal Comunicação e Mídia Digital” a postagem é do dia 26 de setembro e no “Blog do Davi Teixeira” no dia seguinte (27). A ferramenta não identificou o rosto do candidato.
No segundo passo realizamos uma pesquisa no portal do Divulgacand pelos números dos candidatos a prefeito de Medeiros Neto das eleições anteriores, entre 2004 até 2024. No período eleitoral atual, o candidato à reeleição Beto Pinto (Movimento Democrático Brasileiro) está com o número 15 e Dr. Waldir (União Brasil) está concorrendo pelo número 44. Nas eleições anteriores não houve dois candidatos disputando por esses mesmos números.
Já no terceiro passo da nossa checagem procuramos por publicações na página oficial do candidato Beto que tenha relação com alguma caminhada política durante os últimos sete dias contando da data postagem do vídeo no Kwai. Foi identificado um post do dia 23 de setembro na qual o candidato fez uma visita aos moradores do povoado de Vila Mutum. No vídeo ele está vestido com a mesma roupa e acessório como no momento da discussão.
Resposta da Assessoria
Para atestar a veracidade de todas as informações verificadas, bem como prestar uma justificativa a respeito do acontecimento, a COAR Notícias entrou em contato com a assessoria do candidato Beto Pinto. Em resposta, a assessoria confirma todo o ocorrido mostrado no vídeo e que fato aconteceu no dia 23 de setembro na Vila Mutum.