Por: Marcos Viana

Ei menino(a), óia só essa! Em uma recente publicação feita pela página @semfronteirastv é apresentado uma ótima notícia para a população de Buriti dos Lopes (PI): a instalação de uma nova rede de abastecimento de água vai atender mais de 20 mil pessoas da região do município.
Com a instalação de uma adutora, duas estações elevatórias e dois reservatórios, a página informa que todo o investimento que custou cerca de mais de 7 milhões, feita pelo senador do Piauí, Ciro Nogueira, por meio da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba).
Mas será que não tem coisa aí, não? Deixe de vexame, que a COAR Notícias foi atrás de checar essa informação.
PASSO A PASSO:
Presta atenção! Para saber se todo esse dinheiro foi, de fato, investido, o primeiro passo foi acessar o Portal da Transparência de Buriti dos Lopes (https://administracaotransparente.com.br:8443/portaltransparencia/faces/index.xhtml?p=buriti_dos_lopes). Na seção “Receitas” , que apresenta o demonstrativo de todos os valores repassados para a prefeitura, filtramos nossa pesquisa pelos últimos três meses (Junho, Julho e Agosto), para identificar se o valor foi transferido ao município. Não encontramos nenhum dado a respeito.
Dessa forma, estendemos nossa filtragem de meses, e analisamos as informações de janeiro até maio. Em nenhuma das receitas mensais há menção direta sobre destinação de recursos da CODEVASF para o município.
Então, o segundo passo foi acessar a página da CODEVASF para verificar o repasse de verba de Ciro Nogueira para a Companhia (https://www.codevasf.gov.br/acesso-a-informacao/auditorias/demonstracoes-financeiras/2025). Os únicos dados disponíveis para consultas são apenas do 1º trimestre de 2025 e, acessando este documento, não fica claro quando e se houve a transferência de recursos por parte do senador, o que nos leva ao terceiro passo.
Por fim, a nossa equipe realizou uma busca pelas emendas parlamentares de Ciro Nogueira no seu exercício como senador este ano. Ao fazer uma pesquisa filtrada, identificamos apenas uma emenda no valor de quase R$30 milhões pagos e destinados ao Programa Orçamentário: Atenção Primária da Saúde.
Assunta bem! Diante da falta de transparência de dados, solicitamos via email por meio da Lei de Acesso à Informação ao gabinete do senador, o documento que apresente a destinação da verba para à CODEVASF, bem como uma justificativa deste valor não constar nos registos de emendas no Portal da Transparência do Governo Federal. Até o momento, a COAR Notícias aguarda pelo retorno.