O Governo do Brasil, por meio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR), lançou no dia 10 de fevereiro de 2026 o Mapa Brasileiro de Educação Midiática, uma plataforma interativa inédita no país que reúne e dá visibilidade a 226 iniciativas de educação midiática desenvolvidas em todas as regiões do Brasil. A ferramenta resulta de um amplo processo colaborativo de mapeamento e organização das ações que promovem o pensamento crítico, a cidadania digital e o uso responsável das mídias em diversos contextos educacionais e sociais.
Entre os projetos selecionados e incluídos no Mapa Brasileiro de Educação Midiática está o COAR Notícias (Piauí), iniciativa que se destaca na região Nordeste por suas ações de combate à desinformação por meio de linguagem acessível e regional. O projeto atua com checagens e produção de conteúdo educativo, envolvendo podcasts e ações em mais de 300 rádios comunitárias em áreas com desertos de notícias, especialmente no interior do Piauí — estado com grande número de localidades com acesso limitado à informação confiável.

O mapa foi criado a partir de um processo de consulta pública e curadoria técnica com o apoio da UNESCO, do Governo do Reino Unido e da agência de notícias Porvir, reunindo experiências de escolas, universidades, governos locais e organizações da sociedade civil que se dedicam ao fortalecimento da educação midiática no Brasil.
O COAR Notícias vem desenvolvendo atividades que articulam a promoção do letramento midiático junto a escolas e universidades, educando estudantes e comunidades sobre a importância da verificação de fatos e da análise crítica das informações que circulam nas mídias e redes sociais.
Segundo a Secom, o lançamento da plataforma representa uma etapa importante na popularização do conceito de educação midiática e no fortalecimento de políticas públicas que promovam a análise crítica da mídia, a produção de conteúdo responsável e a construção de competências para enfrentar a desinformação em contextos educativos e sociais.O Mapa Brasileiro de Educação Midiática tem como propósito organizar e dar visibilidade a ações, recursos e práticas inspiradoras que contribuem para uma cultura de informação mais crítica, ética e democrática no país. A plataforma permite que educadores, gestores, pesquisadores e o público em geral busquem por região, tipo de instituição, formato de aplicação e abordagem metodológica, oferecendo um panorama diverso das iniciativas em andamento.