Coar Notícias

Carta em Defesa do Cerrado; COAR Notícias assina iniciativa liderada por pesquisadores

Por

Coar Notícias

|

12/09/2024

A Carta de Brasília 2024 em Defesa do Cerrado, entregue nesta quarta-feira (11) ao Supremo Tribunal Federal (STF), destaca a urgência de preservar um dos biomas mais negligenciados do Brasil, que sofre com crescente degradação. O documento foi assinado por 44 entidades, entre elas a COAR Notícias, que se junta a pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), redes científicas e outras organizações do terceiro setor para alertar sobre a importância de proteger o “coração das águas no Brasil”.

Pesquisadoras Dione Moura e Isabel Schimidt entregam carta em defesa do Cerrado à chefe de gabinete Fernanda Silva de Paula. Foto: Rede Biota Cerrado

O manifesto, entregue no Dia do Cerrado, evidencia a necessidade de ações imediatas por parte de gestores e tomadores de decisão para garantir a conservação desse bioma, que já teve metade de sua área convertida para pastagens e agricultura. A carta também chama atenção para o impacto devastador do desmatamento na biodiversidade local e na vida das populações tradicionais, destacando o papel essencial dessas comunidades e seu conhecimento ancestral no equilíbrio entre atividades econômicas e a preservação ambiental.

A COAR Notícias, reconhecida por sua atuação na defesa da informação e na luta contra a desinformação, reafirma seu compromisso com causas socioambientais ao assinar essa importante carta, que busca sensibilizar o STF e a sociedade brasileira sobre a urgência de preservar o Cerrado. O documento pede, ainda, o engajamento dos três poderes para garantir a proteção desse bioma, que abriga uma rica biodiversidade e é fundamental para o equilíbrio hídrico do país.

Com a assinatura da carta, a COAR se une a outros líderes acadêmicos e ambientais na luta pela conservação do Cerrado e pela promoção de um diálogo entre ciência, sociedade e políticas públicas. Acesse a publicação: https://noticias.unb.br/pesquisas-estudos-e-projetos/7532-pesquisadores-da-unb-assinam-carta-em-defesa-do-cerrado