Mermã(ão), em um vídeo viral no Kwai publicado pela página Maranhaodepêa apresenta que o candidato a prefeitura de Carutapera, no Maranhão, Amin Quemel, do partido Progressistas, registrou sua candidatura e declarou não possuir bens. O post leva em consideração o Divulgacand – site da Justiça Eleitoral que divulga os registros de candidatura e contas eleitorais.
Passo a passo:
Marróia! A COAR Notícias primeiro realizou a pesquisa no Divulgacand para verificar a veracidade das informações. Realmente o candidato não declarou nenhum bem para a recente candidatura.
Logo em seguida verificamos declarações de bens em eleições anteriores. Em 2008, quando iniciava sua participação na política pelo partido do PSDC (Partido Social Democrata Cristão), declarou 953.975,94 reais. Já em 2012, concorrendo pelo partido PSD (Partido Social Democrático) seus bens estavam acumulados em 825.626,96 reais. E por fim em 2020, pelo partido Avante, a declaração de bens era de 1.736.250,46 reais.
Contato com a Assessoria do candidato:
A nossa equipe tentou entrar em contato com a assessoria do candidato para esclarecer a devida situação, entender porque o patrimônio do candidato de R$ 1,7 milhão foi reduzido a nada, em apenas quatro anos, mas ainda não tivemos nenhuma resposta.