Maninho e maninha! Em notícia publicada no site da prefeitura de Manaus (AM) foi relatada a distribuição de mais de 234 toneladas de alimentos da agricultura familiar para as escolas da rede municipal de ensino, no ano de 2025. Na publicação consta também que nos meses de fevereiro e março já foram distribuídos 234.364 quilos de alimentos da agricultura familiar para 466 escolas de Manaus.
Passo a passo
Assunta bem! Para verificar essa notícia, primeiramente, a nossa equipe acessou a página da Secretaria Municipal de Educação (Semed) (https://www.manaus.am.gov.br/semed/) em busca de informações referentes à alimentação proporcionada pelo município para as escolas. Foi encontrada na página de serviços da Semed a aba Alimentação Escolar, no entanto, nela há apenas um cardápio referente ao ano de 2023 e a resolução sobre como deve ser o cardápio escolar.
Diante disso, o segundo passo foi acessar o Portal da Transparência da Prefeitura de Manaus (https://transparencia.manaus.am.gov.br/transparencia/v2/#/contratos) e pesquisar pelos contratos feitos pela Prefeitura no que diz respeito à alimentação proveniente da agricultura familiar.
Na aba “Contratos administrativos”, filtramos a pesquisa através da palavra-chave “Agricultura familiar” e encontramos quinze contratos feitos no período dos dias 16 a 19 de dezembro de 2024 entre a Semed e quinze cooperativas e associações de agricultura familiar do município de Manaus. Segundo os contratos que têm vigência em um período de doze meses, as cooperativas fornecerão o total de 1.813.365 quilos de alimentos. Mensalmente, a estimativa é que sejam distribuídos 151.103 quilos.
A equipe da COAR Notícias tentou buscar os documentos sobre a distribuição exata de alimentos entre os meses de janeiro a março de 2025, mas não encontramos nenhuma informação a respeito.
CONTATO COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS
Não se avexe, não! A notícia publicada informa que 466 escolas da rede pública foram beneficiadas, no entanto, no site da Semed consta que há 519 escolas, CMEIs e creches. Fizemos contato com a Assessoria de Comunicação da Semed via Lei de Acesso à Informação (LAI), a informação referente à quantidade exata de quantas destas escolas, creches e CMEIs são contempladas de fato pela agricultura familiar e a documentação que comprova a quantidade de quilos de alimentos distribuídos para as escolas esse ano. Até o momento não tivemos retorno da secretaria.