Coar Notícias

Checamos vídeo de um candidato de Santa Rosa do Piauí (PI) sobre a construção do estádio municipal

Por

Marcos Viana e revisada por Marta Alencar

|

02 out, 2024

Em um vídeo com mais de 10 mil visualizações, o candidato a prefeito de Santa Rosa do Piauí (PI), Chico Santos, do Partido dos Trabalhadores (PT), publicou no dia 25 de setembro, em seu perfil no Instagram o antes e depois com a construção do Estádio Municipal Genivaldo Pereira dos Santos feita pela atual gestão da prefeitura. Dentre as principais mudanças mostradas estão a construção de novos vestiários, arquibancadas, reforma do gramado e iluminação no espaço. A COAR Notícias fez a checagem de todas as informações. 

Passo a passo

Primeiro verificamos pela ferramenta do Google Lens as imagens de arquivo mostradas no início do vídeo. Nenhuma delas foram identificadas como sendo do município pela ferramenta. No entanto, utilizamos o Google Maps para verificar imagens mais recentes do local, onde foi possível constatar imagens aéreas do espaço. Mas vale acrescentar que na página oficial da Prefeitura do município constam imagens recentes do Estádio. 

Logo em seguida, fizemos uma busca pelo portal do Divulgacand sobre qual candidato foi eleito e está na atual gestão. Atuando pelo seu segundo mandato, Veríssimo Antônio Siqueira da Silva (PT), venceu as eleições de 2016 e de 2020 em Santa Rosa do Piauí. Portanto, a construção do estádio foi feita entre os seus dois mandatos. 

Buscando o exato ano que a obra foi realizada, a COAR Notícias fez uma pesquisa pelo site da prefeitura por matérias ou notas informativas que pudessem indicar isso. Há uma notícia datada de 22 de janeiro de 2020, que mostra uma parceria entre a Prefeitura Municipal com o Governo do Estado do Piauí, através da Fundação dos Esportes do Piauí (FUNDESPI) para a construção de um estádio municipal tipo 1 (pequeno porte). A obra teve início em 16 de dezembro de 2019 e estava prevista para ser entregue em abril de 2020. Nas imagens anexadas logo abaixo mostra a empresa que foi contratada e o valor de R$582.850,10 que foram investidos na obra. 

Foto: Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Piauí.

Além disso, a nossa equipe acabou encontrando outras informações relacionadas a construção do estádio. A primeira é uma matéria jornalística do Oeiras em Foco de 23 de junho que informa que a construção precisou ser paralisada por falta de pagamento para a empresa responsável. Segundo o jornal, a construtora havia iniciado a obra com recursos próprios e não havia recebido nenhuma quantia. 

A segunda informação é a publicação de um vídeo de maio de 2021 no Facebook feita pela Prefeitura Municipal anunciando que a obra já estava em sua fase de conclusão. Nenhuma data de entrega foi revelada. 

A terceira (última) informação diz respeito a uma outra matéria publicada pela Prefeitura, na qual informa que 13 obras no município foram inauguradas pelo governador Wellington Dias e o prefeito Veríssimo, no dia 17 de janeiro de 2022, sendo uma delas o Estádio Municipal Genivaldo Pereira dos Santos. 

Captura de tela mostra notícia publicada no portal da Prefeitura Municipal de Santa Rosa anuncia a inauguração do Estádio Municipal Genivaldo Pereira dos Santos.

Com todas essas informações coletadas, o terceiro passo da COAR Notícias para a checagem foi acessar o Portal da Transparência de ambos órgãos públicos, do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal. Na página do governo estadual acessamos a aba Área da Transparência > Portal da Transparência, mas a página seguinte mostrava a frase “Service Unavailable (Serviço não disponível)”. Fizemos o mesmo processo acessando Receitas e Despesas e a mensagem de erro persistia até o momento que visitamos o site. 

Já no site da prefeitura de Santa Rosa, acessamos a aba Despesas > Programa e Ações e filtramos o “Ano” de 2019 e depois em “Meses” selecionamos todos do terceiro quadrimestre (Setembro a Dezembro), mas aparece um erro na operação. O mesmo equivale a todos os meses de 2020. No entanto, para 2021 mostra diversos programas municipais, entre eles está o PROGRAMA: PROMOÇÃO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS com  três ações, uma delas é de CONSTRUÇÃO, REFORMA E AMPLIAÇÃO DE CAMPOS E QUADRAS ESPORTIVAS. A despesa autorizada para essa ação é de 22.760,00 para o ano todo, mas em nenhum mês valor algum foi empenhado, liquidado e pago. 

A procura de alguma licitação feita pela prefeitura entre os anos de 2019 a 2021, no mesmo portal na aba Publicidade de Contratações > Consulta de Licitações não há nenhum registro de Relação de Licitações. 

Contato com a Secretaria

A COAR Notícias entrou em contato com a ouvidoria da Secretaria dos Esportes do Piauí (antiga FUNDESPI) e solicitamos via Lei de Acesso à Informação a prestação dos documentos da obra e de uma justificativa a respeito da paralisação da construção por falta de pagamento em junho de 2020. Nossa equipe aguarda a resposta.