Arretado(a)! Em um vídeo publicado pelo perfil Pensador Nordestino na rede social Kwai afirma que o prefeito da cidade de Caucaia (CE), Naumi Amorim (PSD), pretende implantar a mesma política de transporte público de outro município cearense, Maracanaú, onde uma parte do custo é paga pela prefeitura e a outra pelo cidadão.
A publicação que ainda traz uma breve fala da entrevista do próprio prefeito citando a respeito dessa política de transporte, o apresentador do vídeo também diz que a gestão está enganando a população caucaiense, pois uma das promessas políticas do governo de Naumi era a de manter e ampliar o programa de tarifa zero já implantada na cidade.
Passo a passo:
Assunta bem! Para verificar a publicação, o primeiro passo foi utilizar a ferramenta do Google Lens para compreender o contexto da fala do prefeito na entrevista para o jornal O Povo. Na busca pelo vídeo completo, a nossa equipe conseguiu localizar uma matéria divulgada pelo veículo jornalístico, com o seguinte título: “Naumi aponta dívida de R$14 milhões no ‘Bora de Graça’ e não descarta mudança no programa“. Durante o texto é destacado a seguinte fala de Amorim: “Vamos ver se a gente consegue segurar e sustentar esse programa como está, se não a gente vai ver o programa que tem Maracanaú, por exemplo, que paga uma parte pela população e outra pela prefeitura”. Na matéria é citada que a sua fala foi dita no programa Jogo Político.
Passe Livre Maracanaú
Para saber como funciona o sistema de transporte público de Maracanaú, o segundo passo foi realizar uma busca na internet pelos termos “transporte público Maracanaú”. As informações que conseguimos foi a de que a cidade tem um programa de transporte gratuito chamado, “Passe Livre Maracanaú”, que beneficia estudantes da rede pública, cidadãos inscritos no CadÚnico, pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), e seus acompanhantes; agentes de saúde e de endemias; o povo indígena Pitaguary, jovens aprendizes e alunos do Pré-Enem.
Para apurar as declarações de que a prefeitura paga uma parte da passagem e a população paga a outra, a equipe da COAR Notícias foi verificar qual lei rege o atual programa em Maracanaú. Para isso, fizemos uma busca pelos termos “lei passe livre maracanaú”, e localizamos o documento oficial publicado pela prefeitura (https://www.maracanau.ce.gov.br/download/lei-no-3-080-2021-maracanau-passe-livre/). No texto não é descrita a questão orçamentária do programa.
Plano de Governo – Naumi Amorim
Não se avexe, não! O terceiro passo foi checar as propostas de governo de Naumi Amorim sobre o transporte público. Para isso, acessamos o site do DivulgaCand (https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/home). Seguimos na seção “Consultas por Regiões Brasileiras” > “Nordeste” > “Ceará” > “Candidaturas” > “Município: CAUCAIA” e por fim “Cargo: Prefeito” > “NAUMI AMORIM”. Acessamos a quarta aba,“Propostas” e fizemos o download do documento. Ao filtrar pelos termos “transporte”, tivemos as seguintes promessas da atual gestão:

Dessa forma, consideramos que a informação de que a gestão de Naumi deseja implementar a mesma política de transporte de Maracanaú, para Caucaia, como sendo deturpada, ou seja, uma informação que foi modificada, pois nas palavras do prefeito a sua implementação é apenas vista como uma opção diante da situação orçamentária da cidade.