Em uma publicação recente em seu perfil no Instagram, o pré-candidato à Prefeitura de Teresina, Fábio Novo (PT), garante que quando esteve à frente da Secretaria de Cultura do Estado, a Escola Estadual de Dança Lenir Argento, realizou a maior reforma no espaço.
O primeiro ponto foi conferir as informações na postagem no perfil oficial do pré-candidato. Em seguida, analisar a imagem do local, pois na postagem, há um comparativo, do que seria um antes e depois da reforma. Para fazer o comparativo das imagens, a COAR utilizou o Tinye e o Google Imagens. A partir da análise das imagens, é perceptível que o período em que elas foram registradas, corresponde de fato ao período de 2015 (antes da reforma) e 2016 (depois da reforma).
Não se avexe não! A COAR também buscou informações e matérias que tratassem sobre o assunto, encontrou algumas mencionando valores e o que foi reformado na escola. Na época, a escola de dança ganhou três novas salas, além da adequação do piso de madeira em compensado naval, apropriado para as aulas de dança, e serviços de pintura, instalação elétrica e hidráulica e climatização.
Mas para conferir a veracidade da postagem, a COAR verificou o mural de licitações do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), onde foram encontrados dados sobre os recursos e a data em que foi homologada a decisão da reforma. E, de fato, a COAR conseguiu constatar que a reforma na escola de dança ocorreu entre 2015 e 2016 (conforme o comparativo das imagens no Instagram do perfil do pré-candidato). Além disso, a obra custou em torno de 118 mil reais.
A COAR atribui o selo Divera, visto que o conteúdo é verdadeiro.
Checagem: Marta Alencar.
Apoio: Sebasthian Judah.Revisor: João Magalhães.