Maninho(a)! O perfil da Prefeitura de Acrelândia, município localizado no Acre, divulgou um vídeo sobre a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS), que está com obras em andamento.Segundo as informações divulgadas, a UBS conta com um investimento de mais de R$ 1 milhão, sendo uma obra solicitada em 2021 pelo ex-secretário de saúde Vitor Martineli e viabilizada com recursos da ex-deputada federal Jéssica Sales.
Passo a passo
Assunta bem! Para averiguar os dados divulgados, o primeiro passo foi verificarmos o portal de dados abertos disponibilizado no site da prefeitura (https://www.acrelandia.ac.gov.br). Para acessar a aba de dados, clique no menu do site, acesse “Transparência” e clique em “Portal da Transparência”. Nessa aba aparecerá uma lista com as informações por seção.
Verificamos que está disponível para consulta no site da prefeitura a seção “Execução de Obras públicas”. Mas, ao filtrar o site com as obras em andamento, não encontramos nenhuma construção relacionada com a UBS que foi noticiada.
Na lista apenas é mencionada a construção da UBS Porte I Ricardo Monteiro, que consta como entregue no seguinte documento (https://docs.google.com/spreadsheets/d/1m-9umJRGqXP5ByoLpoqmGMQI9BVmKeBfXelpPjH_SAg/edit?gid=205939565#gid=205939565).
Após a apuração dos dados disponíveis no site do Governo Federal para consultar emendas parlamentares (https://portaldatransparencia.gov.br/emendas/consulta?ordenarPor=autor&direcao=asc), não encontramos nenhuma emenda da ex-deputada federal Jéssica Sales destinada ao município de Acrelândia, mesmo indicando o período dos seus dois mandatos (2015-2023), o município beneficiado e o autor da emenda.
Para utilizar a ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal, você pode filtrar sua pesquisa com o nome do parlamentar, ano da emenda, tipo, número e código, além do valor empenhado. Filtramos as informações divulgadas relacionadas com a obra e a ex-deputada pelos anos do seu mandato, mas não obtivemos a informação.
Assim, chegamos a conclusão que a obra está em andamento, mas não conseguimos averiguar a origem do recurso parlamentar.