Ói arretado(a), checamos um vídeo sobre a escola do povoado de Pilões, de Belágua (MA), que supostamente funcionava em uma casa de taipa cedida pela igreja católica. O vídeo foi postado por um blogueiro, onde afirma que o conteúdo foi enviado por moradores indignados.
A jornalista da COAR Notícias, Idayane Ferreira, pesquisou no catálogo de escolas do Inepdata, a plataforma do MEC que tem dados sobre escolas do Brasil todo. Consta a existência de uma única escola cadastrada no povoado, a Escola Municipal Cardoso Alves. Trata-se de uma escola de educação infantil e ensino fundamental, com até 50 matrículas, gerenciada pelo município. Embora não haja fotos na plataforma, ela aponta que a escola dispõe apenas de água e energia elétrica.
A nossa repórter entrou em contato com moradores locais que confirmaram que a escola do povoado de Pilões funciona de fato em uma capela de taipa cedida pela igreja católica. Além dos moradores, a COAR Notícias entrou em contato com o Ministério Público Estadual do Maranhão (MPMA) para verificar se existe alguma denúncia referente à situação da escola do povoado. E o MPMA informou que não há qualquer denúncia até o momento.
Em 2015, o Ministério Público Estadual, em parceria com o Ministério Público Federal, implementou o programa Ministério Público pela Educação (MPEduc) nos municípios maranhenses com pior desempenho educacional. Belágua estava entre esses municípios, devido à baixa nota de 2,8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O programa incluía ações como audiências públicas, visitas às escolas, elaboração de recomendações aos gestores e instauração de inquéritos, caso os problemas persistissem.
A COAR Notícias constata de antemão que os moradores da cidade padecem com falta de estrutura educacional.
Checagem de Idayane Ferreira.