Coar Notícias

COAMOS Vídeo sobre investimento da gestão municipal em ponte em Godofredo Viana (MA) é verdadeiro

Por

Marcos Viana e Marta Alencar. Revisada por Idayane Ferreira

|

03 out, 2024

Mermã(ão)! Um vídeo viral publicado no Kwai por um blogueiro do Maranhão informa que o município de Godofredo Viana (MA), investiu R$400 mil na Ponte de Crispiana em 2019. No vídeo é perceptível que a ponte, apontada pelo blogueiro, foi feita de madeira e está em situação precária. A empresa responsável pela obra citada no vídeo é a “R. MACEDO SOARES”. Para averiguar melhor, a COAR Notícias utilizou algumas ferramentas para a apuração do assunto.

Passo a passo

Assunta bem! O primeiro passo da checagem do conteúdo foi verificar quando e em qual gestão foi feito o investimento na Ponte de Crispiana, além de constatar qual a empresa que executou a obra. Acessando o Portal da Transparência do município, na aba “Contratos”, fizemos uma busca pela empresa “R. MACEDO SOARES” e o ano “2019”. 

Dos cinco contratos firmados com a empresa neste ano, apenas um deles foi realizado no valor de R$401.210,81, o mesmo apresentado pelo blogueiro. No período de vigência entre 20 de fevereiro a 31 de dezembro de 2019, o objeto do contrato se refere “para execução das obras de melhoria de vicinais e recuperação da Ponte de Madeira do Município de Godofredo Viana – MA (estradas cortadas e inacessíveis), em caráter emergencial”. 

Captura de tela mostra informação disponível no Portal da Transparência da Prefeitura de Godofredo Viana sobre o contrato feito entre a gestão municipal e a empresa R MACEDO SOARES para a reforma da Ponte de Madeira.

Através de uma busca pelo portal do Divulgacand para o conhecimento da gestão responsável pela recuperação da ponte, a COAR Notícias localizou o candidato Shirley Viana Mota, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), eleito em 2016, e que portanto atuou na administração do município entre 2017-2019. 

O segundo passo da checagem foi fazer uma pesquisa por materiais relacionados à ponte. A COAR Notícias não encontrou nenhuma ponte no município com o nome de Crispiana, mas foram localizadas três matérias de blogs.

A primeira, publicada pelo Blog Maranhão de Verdade no dia 04 de fevereiro de 2016, retrata a vida de moradores de Crispiana, um povoado próximo do município de Godofredo Viana, que ficaram ilhados após uma chuva na região por falta de uma ponte. De acordo com o blog, essas pessoas precisariam pagar o valor de 10 reais para a travessia por um rio que separa a sua comunidade da cidade.

A segunda matéria foi publicada pelo Blog do Tony Brasil em 30 de janeiro de 2018, em que uma ponte sobre o rio Urubuquara estava prestes a ser inaugurada e que beneficiaria o povoado de Crispiana, além de comunidades como Formiga, Areal e Bandeira. 

Já a terceira matéria produzida é do Blog do Glaucio Ericeira do dia 26 de janeiro de 2024, que aborda a visita do atual prefeito Sissi Viana (Republicanos) em obras em andamento. Uma delas é a reforma da mesma ponte no rio Urubuquara. Todos os três textos divulgados pelos blogueiros não tem sua própria assinatura. 

A COAR Notícias utilizou a ferramenta Google Lens para a busca reversas tanto das imagens do vídeo como da segunda e terceira matéria. Não tivemos nenhum resultado relacionado a cidade. 

O terceiro passo da checagem foi buscar documentos para ter conhecimento exato de quando a Ponte de Madeira foi criada, já que foi feita apenas uma recuperação em 2019. Na mesma página de contratos da prefeitura, a COAR Notícias teve acesso apenas a partir do ano de 2018, pois o registro dos anos anteriores a este não estão disponíveis no site. Neste período correspondente foram feitos dois contratos com a mesma empresa, mas nenhuma delas se referem a criação de uma ponte. 

No Portal da Transparência, na aba “Obras”, fomos redirecionados para a página de “Convênios”. Dessa forma, a nossa equipe fez o rastreio dos anos 2017 e 2018 (período da gestão de Shirley Viana) sobre alguma relação com construção da ponte. Em 2017, há um convênio com o Governo Federal, sem período de vigência e sem valor algum de repasse. Já em 2018 não há nenhum convênio sob o seguinte aviso: 

“No referido período e com os parâmetros informados a Prefeitura Municipal de Godofredo Viana não possui convênio. Parâmetros usados: Data da celebração maior ou igual a 01/01/2018, Data da celebração menor ou igual a 31/12/2018, Convênios que possuem vigência entre 01/01/2018 e 31/12/2018”. 

A COAR Notícias fez outra busca de alguma outra obra de recuperação após 2019 (pois no vídeo o blogueiro mostra a situação degradante da ponte) na mesma aba “Obras”. Entre os anos de 2020 até 2024 não foi encontrado nenhum registro disponível. A última atualização de dados foi feita em 20 de outubro de 2023.

Solicitação de documentos

Não se avexe, não! Por conta da falta de registros no próprio portal da prefeitura de Godofredo Viana, a nossa equipe encaminhou um email para a Secretaria de Obras, Transporte e Urbanismo (SEMURB) solicitando via Lei de Acesso à Informação (LAI) (nº12.527), os documentos licitatórios e de convênio relacionados à construção da Ponte de Madeira. Até o momento aguardamos a resposta da SEMURB. 

Também entramos em contato com a Assessoria da prefeitura de Godofredo Viana para requerer as devidas informações e documentos que comprovem a construção e as reformas da ponte. Até o momento desta checagem não tivemos nenhum retorno.