Coar Notícias

Consultas on-line e falsas do médico Drauzio Varella são feitas por WhatsApp a moradores piauienses

Por

|

Por: Maria Luiza Guimarães, Luísa Olímpia e Marta Alencar

O aposentado piauiense Ceará Francineto já caiu três vezes em golpes na internet. O mais recente envolve um áudio com imagens no WhatsApp do renomado médico, Drauzio Varella. Assim como ele, várias pessoas com 60 anos ou mais vêm sendo enganadas por um perfil falso que se passa pelo médico no WhatsApp, atendendo essas pessoas e receitando medicamentos naturais sem qualquer comprovação científica ou que esteja de acordo com as necessidades dos pacientes.

Esse perfil falso utiliza ferramentas de Inteligência Artificial para simular a voz e até a imagem do médico. Essa desinformação já foi checada por outros veículos anteriormente e o próprio médico Drauzio Varella, em 2021, publicou em seu site oficial e em seu canal no Youtube, que não divulga medicamentos e nem faz consultas online por WhatsApp.

Print de internautas da rede social X

Procurada pela COAR Notícias, a equipe do Drauzio ressaltou que o médico “não faz recomendações ou vendas de medicamentos nas redes sociais ou televisão, nem em nenhum outro meio”.

E quem está por trás dessa farsa?

Criminosos e golpistas! Os vídeos identificados pela equipe da COAR Notícias são publicados em perfis genéricos. É comum vê-los se espalhando pelas redes sociais, como WhatsApp, Facebook e TikTok, em contas que costumam sumir rapidinho depois de algumas denúncias. No entanto, a origem ainda é incerta. O que já sabemos até agora é: existem redes de vendas organizadas e criminosas com o objetivo de vender remédios naturais (se passando por milagrosos) usando o nome de especialistas famosos, como o Drauzio.

Imagem da suposta “receita” recebida pelo WhatsApp

Passo a passo: 

Desconfie sempre! Recebeu vídeo ou mensagem dizendo que é o Drauzio recomendando algum produto? Ou querendo te vender uma consulta? Já fique com um pé atrás. Outra dica é sempre verificar os canais oficiais. O Drauzio tem site, canal no YouTube e redes sociais oficiais. Vai lá e confere se ele postou algum conteúdo relacionado ao tema que você recebeu. Se não tiver em nenhum desses lugares, as chances de ser fake são altas.