Coar Notícias

Frio? Da onde menino(a)? Vídeo sobre a chegada da massa de ar frio no Nordeste é descontextualizado

Por

|

Por Marcos Viana

Que história é essa mermão/mermã? Um conteúdo viral publicado pela página @episodiocurioso apresenta que a região Nordeste passaria por quedas de temperaturas devido a aproximação de uma onda de ar frio. O vídeo, que conta com mais de 33 mil visualizações, explica que o evento climático ocorreria devido ao aumento de temperatura na Antártida para 30ºC, o que influencia na mudança de clima, não só na região nordestina, mas em todas as regiões brasileiras. Mas será que isso aí é verdade mesmo cumpade e/ou cumpade? Bora brechar esse conteúdo agora.

PASSO A PASSO:

Ói, presta atenção! Para a gente verificar essa informação, o primeiro passo foi utilizar a ferramenta Google Lens, para saber se a pessoa presente no vídeo fez essa declaração. Os nossos resultados apontaram que não há nenhum vídeo na web sobre isso, juntando esse fato com a escuta e detecção minuciosa da voz no vídeo, nos leva acreditar que o conteúdo, na verdade, foi produzido por uma Inteligência Artificial.

Mas para comprovar esse afirmação, o segundo passo da nossa equipe foi buscar em meios oficiais pelo levantamento sobre o clima no mês de setembro no site do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) para todo o Brasil.

Ao acessar o site, a notícia informa que o respectivo mês terá poucas chuvas na parte central do Brasil e a previsão climática aponta chuvas acima da média apenas para região Sul e no noroeste do estado do Amazonas. Já na região Nordeste as chuvas irão ficar em torno da média histórica (50mm). Enquanto as temperaturas ficam acima da média, podendo variar entre 22 °C e 27,5 °C. Então arretado (a), não tem nada de frio nos próximos dias, é calorzão mesmo. No mapa abaixo você bisbilhota melhor isso:

Mapa da previsão climática do Brasil segundo o INMET.

Te alui! O próximo passo foi checar se realmente o Polo Sul, de fato, afeta o clima brasileiro. Em nossas buscas encontramos uma notícia publicada pela Superinteressante, revista brasileira que divulga conteúdos confiáveis sobre ciência e cultura, que afirma que sim, esse fenômeno climático raro é possível, e que na verdade já aconteceu uma vez no Brasil em agosto de 2024, ou seja, a informação presente no vídeo é totalmente descontextualizada.

Saiba melhor sobre esse fenômeno climático.