Coar Notícias

Postagem de prefeito sobre o IDEB esconde notas dos anos finais do ensino fundamental

Por

João Magalhães

|

27 ago, 2024

O prefeito Tarcísio Paiva, de Gurinhém, na Paraíba, publicou no Instagram no dia 21 de agosto, que as notas do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023 foram as maiores da história da cidade. Na imagem, ele mostra que em 2019 a nota do IDEB foi de 3.2 e em 2023, a nota foi de 4,5. O gestor assumiu a prefeitura em 2020 e neste ano disputa a reeleição pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Passo a passo:

A informação está incompleta e omite os números do IDEB dos anos finais do ensino fundamental. Para chegar a esta conclusão, analisamos a evolução do IDEB no site oficial divulgado pelo Ministério da Educação.

Nos anos iniciais, os números cresceram. Em 2021 foi 4.2 e agora em 2023, 4.5. São eles que embasam a informação do post.

No entanto, em relação aos anos finais do ensino fundamental, houve uma redução na nota. Em 2021, ela alcançou 3.9, mas em 2023, ela reduziu para 3.7.

Além da versão do prefeito levar em conta apenas os anos iniciais, demonstrando omissão dos dados dos anos finais do ensino fundamental, que é de responsabilidade da rede pública municipal, as notas não atingiram as metas estipuladas pelo governo federal.

O índice de 4,5 alcançado pelos alunos dos anos iniciais do ensino médio em 2023, não atingiu a meta de 2021 que era de 4,7.

Dessa forma, a postagem não está completa e induz o leitor ao erro, uma vez que a nota se refere apenas aos anos iniciais do ensino fundamental, e não a toda a rede municipal de ensino.