Por: Jean Queiroz | Revisão: Marcos Viana 30 de maio de 2025

Maninho e maninha! A prefeitura de Manaus publicou em sua rede social Instagram no dia 28 de abril, um vídeo mostrando a estrutura e equipamentos da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) Walid Aziz. Segundo a publicação, com mais essa unidade USF, a cobertura de Atenção Primária à Saúde (APS) do município estaria em 92,66%.
Passo a Passo:
Assunta bem! Para verificar a procedência dessa informação, o primeiro passo foi acessar o e-Gestor Atenção Primária à Saúde. Em seguida, marcamos rolando a tela em “Opções de Consulta”, marcamos a opção “Período por Unidade Geográfica”, mais abaixo, em “Unidades Geográficas”, clicamos na opção “Municípios” > Regiões: “Norte” > “Estados”: Amazonas > “Municípios”: Manaus. E por fim, nas competências do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) “Início”, selecionamos o início do ano Janeiro de 2025 e, na competência “CNES Fim”, os dados mais recentes registrados, fevereiro de 2025.
Dessa forma, podemos ver os dados disponíveis, assim mostrando que a cobertura das APS no município de Manaus em janeiro de 2025 era de apenas 65,27% e em fevereiro ela chegou a 65,34%. Embora os relatórios do Governo Federal tenham apenas dados dos dois primeiros meses do ano de 2025, são dados bem abaixo dos 92,66% que a prefeitura compartilhou nas redes sociais.
Contato com a Secretaria de Saúde de Manaus
Diante disso, a equipe da COAR Notícias solicitou via email à Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) sob Lei de Acesso de Informação (LAI), a transparência dos dados referentes aos meses de março e abril, já que estes não estão disponíveis no site do Governo Federal. A SEMSA respondeu por e-mail a seguinte mensagem:
“A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus informa que em dezembro de 2024 a cobertura da Atenção Primária em Saúde (APS) no município era de 91,89%. Considerando a ampliação da rede, com a mais recente inauguração, a estimativa eleva esse número a 92,66%”
Embora com retorno, a SEMSA não enviou nem um documento oficial que comprovasse os dados mencionados por ela na nota. Devido à falta de prestação das informações pela Secretaria e apenas tendo como base os dados coletados pela equipe, a COAR Notícias chega a conclusão de que as informações prestadas na publicação pela prefeitura de Manaus são equivocadas. Comparando os dados, vemos uma diferença de -24,32% dos valores da cobertura divulgada pela prefeitura em comparação com os dados do Governo Federal.