
Oxente! Um vídeo, divulgado no perfil Breaking News no Kwai, que mostra um trecho do programa Oeste Sem Filtro, da Revista Oeste, viralizou e apresentou a inauguração de um trecho da Adutora Apodi-Mossoró no município de Governador Dix-Sept Rosado pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. Os perfis dos canais são da extrema-direita e distorceram informações locais em um município classificado como desertos de notícias.
O vídeo da inauguração, que mostra a governadora abrindo uma torneira durante a solenidade, teria se transformado em alvo de piadas e críticas por parte dos internautas e outras autoridades políticas, que alegam que foi inaugurado apenas um cano.
Mas afinal, essa narrativa é verdadeira? A COAR Notícias checou para você.
Passo a passo
Presta atenção, mermão e mermã! O primeiro passo para averiguar a checagem foi verificar as informações sobre a inauguração no site oficial do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e o perfil no Instagram da governadora Fátima Bezerra.
Segundo informações governamentais, a nova adutora foi inaugurada durante solenidade no dia 27 de junho de 2025. A adutora Apodi-Mossoró segue obras em outros trechos e representa um investimento de R$ 82 milhões.
No perfil do Instagram da governadora, encontramos o vídeo checado, que se tornou viral desde a sua publicação. Na legenda, é confirmado que foi inaugurado um trecho da Adutora Apodi-Mossoró, que tem como objetivo levar água de qualidade para o município.
Houve uma nota da RN Fato ou Fake, afirmando que a governadora Fátima Bezerra “abriu simbolicamente a torneira, celebrando o fim de uma espera de décadas e o início de uma nova era de segurança hídrica para o município”. Além disso, outros portais de jornalismo, como o Portal Saiba Mais, também destacaram a falsa narrativa diante da entrega da adutora.
Apesar da existência de um cano, o ato foi apenas simbólico, representando a inauguração de uma estrutura completa envolvendo a captação, bombeamento, reservatórios e mais de 90 km de tubulação e que beneficia os 11 mil habitantes do município de Governador Dix-Sept Rosado.
Assim, a COAR Notícias concluiu que o vídeo checado é uma desinformação, atribuindo uma narrativa distorcida ao que realmente aconteceu e distorcendo a entrega de uma obra de relevância para a comunidade do município.