Coar Notícias

COAR Notícias é citada na 7ª edição do Atlas da Notícia como exemplo de organização que atua em desertos 

Por

Coar Notícias

|

20/07/2025

A sétima edição do Atlas da Notícia destaca que o Nordeste apresentou redução nos desertos de notícias, impulsionada principalmente pelo crescimento das rádios e das iniciativas jornalísticas digitais. Segundo o mapeamento, mais de 85% das 3.011 iniciativas jornalísticas mapeadas na região são rádios ou veículos nativos digitais. 

A COAR Notícias foi umas das organizações em destaque na lista de iniciativas jornalísticas independentes. O projeto tem se consolidado como referência na cobertura e checagens de informações nos desertos de notícias nordestinos. A fundadora da COAR, Marta Alencar, também contribuiu como docente voluntária na pesquisa, ao lado de estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz. 

O levantamento revela ainda que o Piauí continua sendo o estado com a maior quantidade de desertos de notícias (163) e a maior proporção de vazios noticiosos (72,77% dos municípios). Em segundo lugar, temos a Bahia (153) e o Rio Grande do Norte em sequência com 65,87% dos municípios sem iniciativas de jornalismo local mapeadas. 

A pesquisa contou com a colaboração de docentes e instituições de ensino superior do Nordeste. Os docentes foram: Ivan Satuf Rezende; Marta Alencar; Ivanise Hilbig de Andrade; Elane Gomes da Silva Oliveira; Rostand Melo; Greice Schneider; Michele Tavares; Daniel Solon; Kleyton Canuto e Vitor Braga. 

E as instituições parceiras foram: Universidade Federal do Cariri (Ceará); Universidade Federal da Bahia; Universidade Federal de Sergipe; Universidade Federal do Maranhão; Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Estadual da Paraíba; Universidade Federal do Piauí; Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Universidade Federal de Alagoas.

Confira os dados completos da sétima edição do Atlas da Notícia aqui