A COAR Notícias foi destaque na reportagem intitulada “Desertos de notícias no Brasil reduzem 7,7% em dois anos, impulsionados pelo crescimento digital”, publicada pela LatAm Journalism Review, do Knight Center.
A matéria aborda sobre os dados mais recentes da sétima edição do Atlas da Notícia, um mapeamento de veículos produtores de notícias no território brasileiro, realizado por uma rede de estudantes e voluntários. De acordo com o levantamento, foram analisados 5.570 municípios e identificados 2.504 como desertos de notícias.
Ainda segundo o Atlas, houve uma redução de 7,7% no número de desertos de notícias no Brasil nos últimos dois anos. Esse avanço se deve, também, ao crescimento de iniciativas digitais e locais atuando em diversas regiões do país, com destaque para o Nordeste. A COAR Notícias é uma dessas iniciativas.
A fundadora da COAR, Marta Alencar, concedeu entrevista abordando sobre as dificuldades de manter o projeto em funcionamento, especialmente pela falta de sustentabilidade do veículo e da maior parte da equipe ser voluntária e não atuar integralmente. Apesar das dificuldades, também é citado o trabalho de checagem e promoção da educação midiática para pessoas que vivem em desertos ou quase desertos de notícias e como esse trabalho é fundamental para conscientizar a população.
Por intermédio de projetos como o Educação Arretada nas Escolas e a produção e distribuição de manuais, a COAR Notícias continua atuante na realização de checagens, treinamentos sobre educação midiática e verificação de informações.
Sobre o Knight Center
O Knight Center for Journalism in the Americas, vinculado à Universidade do Texas em Austin, é uma organização que oferece treinamento e recursos para jornalistas, especialmente na América Latina e Caribe. É conhecido por seus cursos online massivos e gratuitos, além de outras atividades de extensão e publicações focadas em jornalismo e liberdade de imprensa.
