O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), junto com a COAR Notícias e outras 10 instituições de jornalismo, lançaram no início de agosto, a campanha contra a desinformação nas eleições com toque regional. Com o lema “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”, a campanha usa a linguagem regional para engajar as eleitoras e os eleitores. De certa forma, frases empregadas em nossos manuais de Checagem com linguagem regional serviram de inspiração também para a campanha.
O trabalho foi desenvolvido pelos jornalistas e por suas equipes, que sugeriram frases de impacto utilizando a linguagem local de cada uma das regiões do país. Usando o tom da descontração, a campanha mescla o alerta sobre o perigo das mentiras em meio digital e analógico e estimula a checagem das informações antes do compartilhamento das mensagens.
Veja as instituições que participaram da criação da campanha de enfrentamento das mentiras
Abert – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
Agência Lupa
Ajor – Associação de Jornalismo Digital
Alright
Aner – Associação Nacional de Editores de Revistas
ANJ – Associação Nacional de Jornais
Aos Fatos
COAR Notícias
Instituto Palavra Aberta
Projeto Comprova
Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo
TSE – Tribunal Superior Eleitoral