Coar Notícias

COAR participa da primeira formação da Campanha #CompartilheInformação #CompartilheJustiçaClimática da ARTIGO 19 Brasil 

Por

Coar Notícias

|

14/07/2025

O integrante da COAR Notícias, Jean Queiroz, participou da primeira formação da sexta edição da Campanha #CompartilheInformação #CompartilheJustiçaClimática organizada pela ARTIGO 19 Brasil. O encontro foi realizado de forma remota no dia 4 de junho. A COAR foi uma das 15 organizações selecionadas para participar da edição.

A campanha tem como objetivo fortalecer coletivos e grupos de comunicação popular e independente para a propagação de conteúdos confiáveis. Nesta edição, o foco gira em torno dos debates relacionados à emergência climática, justiça climática, direitos socioambientais e a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), que acontecerá em novembro de 2025 em Belém, no Pará.

Um dos principais objetivos desta edição da campanha é priorizar grupos, coletivos e veículos de comunicação popular localizados na Região Amazônica e nos estados que compõem a área denominada MATOPIBA, composta pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

A COAR já apresenta uma preocupação com a temática desde 2022, quando lançou o I Colóquio Nacional sobre o Clima: diálogos para pesquisas acadêmicas e cobertura jornalística. O colóquio reuniu representantes de entidades ambientais e jornalísticas, em um debate sobre desinformação climática, com o objetivo de apontar possibilidades e soluções para uma Amazônia livre e sustentável, e propor uma discussão sobre os chamados desertos de notícias e sobre violência de gênero.

As mesas redondas trataram dos seguintes temas: “Por uma Amazônia livre e sustentável“, “Desinformação climática: do negacionismo a teorias conspiratórias“, “A Luta contra a desinformação e a garantia da liberdade de expressão nas plataformas digitais“, “Desigualdade de Gênero e Violência contra a Mulher”, “Desertos de notícias: mapeando fontes de informações no Brasil”, “Leis no combate à desinformação e transparência de recursos ambientais”, e, finalmente, uma mesa denominada “PL das Fake News x Indústria da Desinformação“.

As formações continuam até o final do mês de julho, com a campanha sendo finalizada em dezembro.