Coar Notícias

Contra a enchente de desinformação, nasce o Verifica RS

Por

Coar Notícias

|

31/07/2025

Enquanto o Rio Grande do Sul enfrentava uma das maiores tragédias climáticas da sua história, outra crise se espalhava pelas redes: a da desinformação.

Foi nesse cenário que surgiu o Verifica RS, uma rede de jornalistas que combate boatos e compartilha informações confiáveis sobre abrigos, resgates, saúde, doações e políticas públicas.

A ação do grupo acontece em redes sociais e grupos locais no WhatsApp, com conteúdos simples, verificados e acessíveis, desde informações sobre abrigos até orientações de saúde.

O projeto Verifica RS é liderado pelas jornalistas Taís Seibt, Luíza Fritzen e Juliana Coin, com apoio da Afonte Jornalismo de Dados e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Para a jornalista Taís Seibt, “a falta de informação de qualidade disponível em uma comunidade é um terreno fértil para a desinformação, especialmente quando consideramos a influência de plataformas de mídia social”.

Além de jornalista, Taís Seibt também é diretora de estratégia na agência especializada em transparência pública, a Fiquem Sabendo. Atua como professora na Escola da Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Mestrado em Comunicação Digital e no MBA em Jornalismo de Dados do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

É Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com pesquisa sobre a prática de fact-checking. Em sua tese de doutorado, “Jornalismo de verificação como tipo ideal: a prática de fact-checking no Brasil”, ela analisa o fact-checking no contexto das transformações estruturais do jornalismo.