Coar Notícias

Educação Arretada: A série debate a importância da educação midiática nas escolas

Por

Coar Notícias

|

31/10/2024

Por Katherine Martins

No primeiro episódio da série “Educação Arretada”, recebemos a jornalista Marta Avancini para discutir a importância de ensinar os jovens a navegar de forma crítica e consciente pelo mundo digital.

A era digital mudou a forma como consumimos e produzimos informação. Diante desse cenário, a educação midiática se torna fundamental para formar cidadãos críticos e capazes de identificar e juntar forças para combater a desinformação. Essa é a principal premissa da série “Educação Arretada”, uma iniciativa do podcast E-COAR que busca promover um debate sobre o tema, com convidados especialistas em jornalismo e em educação.

Na primeira entrevista da série, conversamos com a jornalista Marta Avancini, especialista em educação e direitos humanos, destacou a importância de preparar as pessoas para lidar com a complexidade do mundo digital. “A gente precisa estar educado. E o que significa estar educado? Eu acho que vai além, sabe, da gente ter um olhar crítico sobre tudo isso. A gente também tem que saber usar, tem que saber transitar, tem que conhecer por dentro”, afirma.

Avancini alerta para os perigos da desinformação e como ela pode balizar a opinião pública, relativizando a importância do jornalismo e ainda colocando em dúvida a credibilidade das informações produzidas pelos veículos de comunicação. “A lógica da desinformação se apropriou da ideia de notícia. É isso que é muito interessante e até um pouco assustador no cenário que a gente está vivendo (…). Ela é um falseamento, e ela gera toda uma desconfiança e toda uma possibilidade do que é a informação produzida pelo jornalismo.”, diz a jornalista. 

Apesar dos desafios, a especialista acredita que é possível levar a educação midiática para dentro das escolas. Marta contou que a educação midiática foi incorporada como um componente curricular da educação básica brasileira, conjunto das dez competências fundamentais, essenciais do currículo. “É uma das competências centrais que os estudantes têm que se desenvolver ao longo da sua vida escolar”, afirma Avancini. No entanto, ela ressalta a importância de adaptar as atividades às diferentes faixas etárias e contextos sociais.

Quer saber mais sobre o tema?

Ouça a primeira edição da série “Educação Arretada” no Spotify e acompanhe as próximas entrevistas com especialistas em educação e jornalismo. A série oferece ferramentas e estratégias para que professores e educadores possam auxiliar seus alunos a navegar de forma crítica e consciente pelo mundo digital. 

Sobre a convidada:

Marta Avancini é jornalista, editora pública da Jeduca, especializada em educação, direitos humanos, infância e adolescência, deficiência e jornalismo científico. Foi repórter, editora e correspondente em Paris da “Folha de S.Paulo” e repórter do “O Estado de S.Paulo”. Jornalista Amiga da Criança premiada pela Andi – Comunicação e Direitos da Infância desde 1999.

Sobre a série:

A série “Educação Arretada” é uma iniciativa do podcast E-COAR que tem como objetivo promover um debate sobre a importância da educação midiática nas escolas. Através de entrevistas com especialistas em jornalismo e em educação, o podcast busca oferecer ferramentas e estratégias para que professores e educadores possam auxiliar seus alunos a navegar de forma crítica e consciente pelo mundo digital.