A COAR marcou presença na 3ª Semana Brasileira de Educação Midiática, realizada entre os dias 28 e 31 de outubro, levando a importância da educação midiática regionalizada para alunos e professores do Nordeste. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), reforçou o papel da articulação entre universidades, escolas e organizações da sociedade civil na promoção da cidadania digital. Representando a COAR, Roberta Diniz estagiária do Projeto Educação Arretada conduziu três atividades durante a semana, de forma híbrida. Os encontros on-line aconteceram com alunos do 7º e 9º ano da U.E.F. Raimundo Nonato de Sousa, localizada no Povoado Luziana, em Bacabal (MA), e com estudantes do 3º ano da EREM Gênifa Felisbela Nobre, em Serrolândia, Ipubi (PE). Já o encontro presencial foi realizado na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Picos (PI).



Reprodução: Arquivo Pessoal Roberta Diniz
A iniciativa buscou fomentar debates sobre o uso consciente das mídias, o combate à desinformação e a inserção do letramento midiático nas escolas e universidades. Ao dialogar com estudantes do Maranhão, Pernambuco e Piauí, as atividades mostraram que discutir desinformação, redes sociais e jornalismo vai além do conteúdo teórico, é um exercício de escuta, troca e reconhecimento das experiências cotidianas. Falar sobre mídia nesses espaços é também incentivar o pensamento crítico e o protagonismo dos alunos, que passam a entender o papel da informação em suas vidas e a importância de verificar oque circula em seus contextos. Mais do que promover encontros, a iniciativa ajudou a construir pontes entre o conhecimento acadêmico e o saber popular, mostrando que a educação midiática se fortalece quando nasce do diálogo com as cultura e de uma escutaatenta às vozes locais.