O que é a COAR Notícias
O que é a COAR Notícias
Desde 2020, a COAR tem atuado no combate à desinformação no país, principalmente em desertos e quase desertos informativos no Nordeste – aqueles lugares onde não existe ou é quase inexistente a presença do jornalismo profissional, voltado para reportar o que acontece com qualidade, veracidade e ética.
A COAR atua com: checagem de fatos de comunidades do nordeste e norte do país, desmascarando mentiras que circulam na região; produz reportagens para valorizar a cultura local e regional, a ciência e o jornalismo independente; oferta cursos, oficinas, palestras e capacitações com o objetivo de levar educação e letramento midiático para o público.
A inspiração para o surgimento da COAR Notícias, vem da história de Fabiane Maria de Jesus que foi morta, em 2014, por moradores de Guarujá, em São Paulo, após ser erroneamente acusada de sequestrar crianças para rituais de “magia negra”. Sua trágica história a fundadora Marta Alencar, que passou a buscar combater a desinformação, especialmente em comunidades vulneráveis sem cobertura jornalística adequada.
Um dado importante: a sexta edição do Atlas da Notícia, divulgada em agosto de 2023, revelou que 56,74% dos municípios do Nordeste são vazios noticiosos, com o Piauí e o Rio Grande do Norte apresentando os maiores índices, onde mais de 70% dos municípios não têm acesso a notícias locais. Na região Norte, 189 municípios também não possuem veículos de jornalismo local que reportem informações de interesse público.
Missão
Visão
Valores
Integridade: Compromisso inabalável com a verdade e a ética jornalística
Independência: Jornalismo livre, valorizando a realidade local do Nordeste e Norte, e de regiões vulneráveis
Educação: Promoção do letramento midiático e do pensamento crítico
Cultura Local: Valorização e incentivo à cultura e ao jornalismo local e regional
Transparência: Clareza e abertura em nossos processos e práticas jornalísticas
Determinação: Ações para combater a desinformação regional e fortalecer a democracia
Direito à Comunicação: Por entender a comunicação como um direito fundamental, desenvolvemos ações de enfrentamento à problemática dos desertos, semi-desertos ou quase desertos de notícias
Nossa equipe
Marta Alencar
Coordenadora Geral
Fundadora da COAR, idealizadora dos manuais de checagem por meio do letramento midiático com linguagem regional, pesquisadora de desertos informativos, jornalista, fact-checker e coordenadora de projetos.
Ohana Luize
Coordenadora Adjunta
Coordenadora de projetos e Pesquisadora de Educomunicação da COAR Notícias.
Idayane Ferreira
Repórter
Jornalista e ilustradora. Estudante de Jornalismo de Dados. Atua na Coar Notícias como fact-checker.
Marcos Viana
Repórter
Acadêmico do curso de Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhã (UFMA). Durante o curso já desenvolveu trabalhos para a Web Rádio UFMA ITZ e Jornal Arrocha. Integra aos grupos de pesquisa de Jornalismo, Mídia e Memória (JOIMP) e de Laboratório de Inovação em Jornalismo Local (iLab). Trabalha como voluntário na COAR Notícias.
Jeciane da Silva Chaves
Repórter
Acadêmica de Jornalismo, atua na Coar como voluntária do setor de Comunicação.
Juliana Fernandes
Repórter
Acadêmica de Jornalismo na Universidade Federal do Maranhão, atualmente no oitavo período. Integra a equipe da Coar Notícia, onde desenvolve e aplica suas habilidades jornalísticas em diversas frentes.
Ana Carolina Sampaio
Conselheira de Transparência e Pesquisas
Doutoranda e Mestra em Administração pelo Programa de Pós graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do AKAFans (coletivo de pesquisadores sobre fanhood, mídias sociais e política do consumo) e voluntária em projetos de educação midiática da COAR Notícias (factcheking nordestino). Atualmente pesquisando desinformação por um olhar crítico
Mabel Dias
Conselheira de Transparência e Pesquisas
É jornalista, associada Intervozes, observadora credenciada do Observatório Paraibano de Jornalismo , coordenadora adjunta do Fórum Interinstitucional pelo Direito à Comunicação (FINDAC), mestra em Comunicação pela UFPB e doutoranda em Comunicação pela UFPE. Autora do livro “A desinformação e a violação aos direitos humanos das mulheres: um estudo de caso do programa Alerta Nacional (editora Arribaçã).
Prêmios
2022: Prêmio do MPPI
1º lugar na categoria radiojornalismo no Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Piauí com a série de reportagens “O Golpe tá aí. Perfis fakes de empresas e marcas disparam no Piauí”, divulgada e promovida na rádio Teresina FM.
2023: Prêmio Sebrae de Jornalismo
1º lugar na etapa estadual da 10° edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria áudio, em 2023.
Prêmio do MPMA - Edição 2023
1º lugar na categoria radiojornalismo do Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Maranhão, com a série jornalística “Aterra é nossa: Quilombolas no Maranhão e os conflitos fundiários” produzida pela COAR Notícias em parceria com a Rádio Teresina FM.
2024: Expocom - Intercom Nordeste
Prêmio Expocom – Intercom Nordeste na categoria Comunicação e Inovação com o Manual de Redação de Jornalismo Independente do Nordeste.
A publicação é uma parceria entre estudantes de jornalismo da UFMA, COAR, e jornalistas de três veículos nordestinos.