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Projeto Educação Arretada ganha destaque em edital Nacional da Globo

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18/12/2025

A acadêmica de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Professor Barros Araújo, em Picos, Roberta Diniz está entre os 10 vencedores do 2⁰ Edital da Academia LED – Jornalismo Globo na Universidade, iniciativa nacional que incentiva a produção jornalística acadêmica com foco em inovação e impacto social. As propostas dessa edição estiveram alinhadas ao tema “Inovação nas cidades: onde o Nordeste se reinventa”.

A proposta de Roberta tem como eixo o combate à desinformação no Nordeste a partir de uma abordagem cultural e regional. Intitulado “Arriégua! Ói as Fake News: o combate à desinformação com sotaque nordestino”, a pauta aposta em uma linguagem acessível e próxima da oralidade como estratégia para ampliar o acesso à informação e fortalecer o letramento midiático em comunidades que ainda enfrentam desigualdades informacionais. A iniciativa integra as ações do projeto Educação Arretada, desenvolvido pela COAR Notícias. A estudante atua como estagiária do projeto Educação Arretada e durante o processo de construção e inscrição da pauta, contou com o acompanhamento e a orientação da jornalista Marta Alencar, fundadora da COAR Notícias.

Banca avaliadora online com os 15 finalistas / Reprodução: Mastertech

O ponto alto da pauta parte da compreensão de que o enfrentamento às fake news não depende apenas da checagem dos fatos, mas também da forma como a informação é comunicada. Ao utilizar referências da cultura nordestina e uma linguagem mais próxima do cotidiano das pessoas, o projeto busca estimular o senso crítico e incentivar práticas de consumo consciente da informação. Além do reconhecimento, os estudantes selecionados participarão de uma imersão na Rede Globo, com atividades formativas e acompanhamento editorial. Os conteúdos produzidos poderão ser veiculados em plataformas da emissora, ampliando a visibilidade de iniciativas que unem jornalismo, educação e compromisso social. Para a COAR Notícias, a conquista reafirma a importância de projetos que valorizam o jornalismo regional e a educação midiática como ferramentas de transformação social.