A iniciativa Nordeste Transparente é o mais novo projeto idealizado por Raquel Lins e vem para somar esforços e preencher lacunas sobre as práticas e a evolução das ações de transparência e transformação digital no Nordeste.
O projeto adota uma abordagem ampla para explicar o avanço da transparência, baseada na exploração dos contextos de avanços da transformação digital e modernização estatal, dos governos digitais, e também de políticas voltadas ao incentivo do controle social a partir dos mecanismos de transparência e da abertura de dados.
Nesse sentido, o site reúne trilhas de conhecimento sobre a evolução da transformação digital, a modernização dos estados, e as boas práticas de ouvidorias e programas de aproximação com a sociedade. Neste primeiro momento, estão disponíveis os conteúdos dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão e Paraíba. Em breve, os demais estados da região estarão disponíveis.
O portal contará com um blog e uma seção de Repositório de Estudos, que será alimentada por publicações acadêmicas e outras fontes de conhecimento.
Conheça Raquel Lins
Raquel Lins é Bacharel em Ciência Política com ênfase em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). É especialista em Planejamento e Gestão Pública pela Universidade de Pernambuco (2016) e possui MBA em Auditoria e Inovação no Setor Público pela FEA-USP/IRB (2024). Atua em temas relacionados à promoção da transparência e integridade governamental, governo aberto, controle e inovação em políticas públicas – tendo desenvolvido experiência prática através da criação do projeto pioneiro Pernambuco Transparente em 2018, visando estimular a compreensão do assunto pela sociedade, e como um de seus resultados, lançado o portal Dados Abertos Pernambuco, plataforma com amplo acervo didático sobre o universo da abertura de dados e reconhecida com voto de aplauso pela Câmara Municipal do Recife.
