Por Malu Magalhães
Produzida pela Coar Notícias, a reportagem em podcast conta a história do Quilombo Onça, onde a luta por território e educação desafia a extrema pobreza
A luta pela terra, o direito à educação e o enfrentamento à fome estruturam o podcast-reportagem “Terra de Resistência”, produzido pela Coar Notícias. Com os dois episódios já disponíveis no link https://futura.frm.org.br/conteudo/mobilizacao-social/noticia/terras-de-resistencia-luta-dos-quilombolas-da-regiao-de-santa , a produção mergulha no cotidiano do Quilombo Onça, localizado a 18 quilômetros de Santa Inês, no interior do Maranhão, onde a grilagem tem colocado em risco o modo de vida de uma comunidade historicamente marcada pela resistência.
A produção é fruto do edital “Jornalismo e comunicação local, no combate à extrema pobreza”, promovido pelo Canal Futura, com apoio da Vale. A iniciativa selecionou comunicadores e organizações da região Norte e Nordeste para desenvolver reportagens que abordaram os impactos da pobreza em diferentes territórios, muitas das vezes negligenciados.
No Maranhão, segundo estado brasileiro com maior número de pessoas quilombolas autodeclaradas, o Quilombo Onça é exemplo de como a violação do direito à terra compromete não só a soberania alimentar, mas também a identidade e a dignidade de uma comunidade inteira. Sem poder plantar, os moradores enfrentam insegurança alimentar e dificuldades para manter o sustento das famílias.
Com reportagem de Jean Queiroz, Marta Alencar e Katherine Martins, os episódios trazem depoimentos, como o da jovem Valéria da Conceição Silva, única pessoa da comunidade com ensino superior. Formada em Pedagogia, ela hoje é professora e supervisora escolar, e utiliza a educação como ferramenta de transformação social. “A gente sempre tenta encaixar no nosso plano de ensino um pouco da nossa religião, da nossa história. Queria muito que a nossa escola fosse uma escola quilombola”, afirma Valéria.
A história de Valéria mostra o papel da educação no rompimento dos ciclos de pobreza e preconceito. Ao lado de sua família e da comunidade, ela também denuncia a violência simbólica e física que os quilombolas enfrentam diariamente por defenderem suas raízes e seu território.
Os episódios de “Terra de Resistência” já estão disponíveis no canal do youtube oficial do Canal Futura. A série faz parte da iniciativa Bolsa-Reportagem, e busca ampliar o alcance de narrativas locais que infelizmente permanecem invisibilizadas nas grandes mídias.
