Hoje em dia no Brasil, vivemos um contexto de desinformação que se espalha rapidamente com um clique e atinge milhões de pessoas, acarretando a propagação de informações falsas, principalmente em regiões como o Norte e Nordeste do país. De acordo com a pesquisa realizada em 2023 pelo Atlas da Notícia, 56,7% dos municípios do nordeste brasileiro ainda são considerados desertos de notícias, ou seja, locais em que não há presença de veículos de comunicação. No entanto, a mesma pesquisa identificou que houve uma redução de 9% nos desertos de notícias locais, que são encabeçados, principalmente, por veículos online e rádios.
Diante desse cenário, surge, em 2020, a COAR notícias, com o objetivo de levar informações confiáveis para as comunidades que vivem em desertos e quase desertos informativos no Norte e Nordeste do Brasil. Em locais onde o jornalismo profissional é escasso ou inexistente, a COAR se tornou um veículo de comunicação de credibilidade, combatendo a fake news e promovendo o letramento midiático.
A criação da COAR foi motivada por um episódio trágico que marcou profundamente sua fundadora, a jornalista e doutoranda em comunicação Marta Alencar. Em 2014, Fabiane Maria de Jesus foi brutalmente assassinada em Guarujá, São Paulo, vítima de um boato infundado que circulou nas redes sociais. O impacto dessa desinformação despertou em Marta a necessidade de agir. Em entrevista a Live Jornalismo Sem Trégua do Programa Tim Lopes da Abraji, Marta Alencar explicou o que a motivou a criar o projeto:
“Eu sempre falo da fala da Fabiane Maria de Jesus, que foi uma pessoa que, infelizmente morreu por causa de uma fake news, por causa de uma página em Guarujá, em São Paulo. De alguma forma eu já ingressei no curso em homenagem a ela. E aí eu pensei, fact-checking é algo que aqui no Nordeste a gente não fala tanto. Checagem de fatos, checagem de boatos. Então, vamos dizer, que eu tive inspiração por causa da história de uma pessoa, que no caso é a Fabiane Maria de Jesus, e também falando aqui no meu lugar de fala, eu sentia que no Nordeste rolava muitos boatos de circulação de muitas informações, principalmente no processo eleitoral (…). Então eu senti a necessidade de criar algo e a Ilrianny Alves, que também é jornalista, me ajudou nesse processo. A gente lançou a COAR, inclusive esse nome, (…) a gente criou nesse intuito de lembrar o café e lembrar o processo de filtragem e foi aí que surgiu em 2020.”
Ao longo desses cinco anos, a COAR tem atuado contra a fake news, desmascarando boatos e protegendo comunidades do Norte e Nordeste do país. Seu trabalho não se limita somente à checagem de fatos, a iniciativa também valoriza a cultura regional, colaborando com histórias, para que vozes locais também tenham espaço e reconhecimento.
Além disso, a iniciativa entende que hoje em dia a informação é um material muito fácil de ser manipulado e, por isso, investe em educação midiática, que é uma ferramenta importante no combate a desinformação e a manipulação das pessoas. Ela é fundamental para formar cidadãos aptos para o consumo de notícias ou boatos na era das informações instantâneas.
Com manuais de checagem, cursos, oficinas, palestras e capacitações, o projeto busca ensinar a população a identificar notícias falsas e a consumir conteúdo de maneira crítica e consciente. Por meio dos seus manuais regionais a COAR viabilizou instrumentos fundamentais na luta contra a desinformação, pois através das expressões utilizadas em cada região do país, eles conseguem ensinar o público a identificar notícias falsas e a realizar a verificação de informações de uma maneira que todos possam realizar.
Para além do combate às fakes news políticas, a COAR também se preocupa com boatos que, mesmo sem conotação política, podem ter consequências devastadoras. Em entrevista ao LatAm Journalism Review, Marta explica: “Por mais que chequem declarações de políticos e autoridades, as agências de checagem verificam pouco os boatos sem conotação política que circulam pelas redes, como o que vitimou Fabiane. E eu noto que, principalmente no Nordeste, rola muita boataria, por isso é importante darmos nossa contribuição e fazer um trabalho de verificação aqui.”
Com um trabalho sólido e em constante crescimento, a COAR Notícias tornou-se referência na luta contra a desinformação. Através das redes sociais o projeto chega às casas, às escolas e às comunidades, mostrando que a informação de qualidade é um direito de todos.